Alecrim - Rosmarinus officinalis

Valor do IVA (incluído)

Preço base: 1,00 €
Preço de venda: 1,00 €
Desconto:
Valor das taxas:
Descrição

O que é?
 
Da família das Labiadas, o alecrim é um arbusto rústico e persistente 
persistente. Originário das regiões mediterrâneas, pode medir entre 1 e 2m de altura. As suas folhas verde-escuras são coriáceas, resinosas, estreitas e lineares, semelhantes às agulhas dos pinheiros. Os caules são quadrados e lenhosos e as flores podem ser cores de rosa, azuis, brancas, raiadas de violeta ou não e com um aroma canforado.

Como se cultiva?

Deve ser cultivado em terrenos leves e arenosos, de preferência calcários, pois precisa de óxido de calcário para ter um perfume intenso. Para que tenha mais cálcio, coloque no solo cascas de ovo ou cinzas de madeira. O período de floração vai de Março a Outubro.

Como se conserva?

É possível colher ramos de alecrim durante todo o ano, mas a colheita principal deve ser feita antes da floração pode secar os galhos e os ramos. As folhas secas conservam bem o seu aroma e podem guardar-se.

Combina com...

O seu sabor picante combina com uma enorme variedade de pratos. As flores podem ser usadas em saladas e na doçaria e as folhas em várias receitas de sopas, carnes e peixes, Com o alecrim é também possível aromatizar manteiga e molhos.

Utilize em...

Se colocar hastes de alecrim em churrascos, estas mantém os insetos a distância e, para além disso, libertam um aroma magnífico. Em termos de beleza, para estimular a circulação e tonificar e limpar profundamente a pele, adicione algumas folhas desta planta à água do banho.

CURIOSO!

Inspirada por um anjo, a rainha Isabel da Hungria preparava uma destilação obtida a partir de folhas de alecrim, maceradas em álcool. Graças aos poderes milagrosos desta planta, apesar dos seus 72 anos e dos vários problemas de saúde dos quais padecia, reencontrou a beleza dos 20 anos e assim seduziu o rei da Polónia, que a pediu em casamento.

 

NOTA: A imagem é meramente ilustrativa, a planta encomendada poderá apresentar uma aparência diferente, devido a época do ano e tamanho. A planta é vendida em vaso de 10,5.

 

Fonte: Guia Pratico - Ervas Aromáticas é Plantas Medicinais, Impala Editores SA

Comentários

Ainda não há comentários para este produto.