Culinária

Sabia que combinando plantas aromáticas, especiarias e temperos nos seus pratos, pode transformar uma simples refeição num manjar pleno de sabores.

Existem dezenas de ervas que podem ser cultivadas em casa, pois não necessitam de um grande cuidado. Como dizem os grandes cozinheiros ‘Uma cozinha sem plantas aromáticas é como um jardim sem flores’.

Desde sempre que as ervas aromáticas são utilizadas na culinária, melhorando o paladar dos alimentos, dando cor e aroma a inúmeros pratos. Este saber, tao antigo, foi sendo transmitido de geração em geração, numa tradição que já dura há seculos e que continua, mais do que nunca, viva nos nossos dias.

Esta dádiva da natureza dá aos cozinhados um toque divinal, torna a comida mais saborosa e agradável, além de nutritivas proporcionam uma boa digestão.

Enriqueça a sua dieta alimentar, experimente combinar cheiros, especiarias e condimentos e verá como se transforma os ingredientes mais usuais em deliciosos requintes culinários, que podemos preparar facilmente nas nossas casas, confecionando refeições saudáveis, ricas em aroma, textura e sabor.

 Sugerimos:

 Tamboril no forno com pasta de ervas

 O tamboril é um peixe rico e saboroso, muito apreciado pela sua carne macia e pelo seu valor nutritivo. Deixamos-lhe esta sugestão diferente e cheia de sabor.

 Ingredientes:

·         1 kg de tamboril limpo (sem cabeça)

·         300g de brócolos

·         4 cenouras

·         4 batatas

 Para a pasta:

·         3 dentes de alho

·         1 colher (sopa) de salsa

·         1 colher (sopa) de manjericão

·         1 colher (sopa) de funcho

·         1 colher (sopa) de cebolinho

·         1 colher (sopa) de mostarda 

·         2 colheres (sopa) de pao ralado

·         2 colheres (sopa) de azeite

·         Sal e pimenta q.b.

 Lave e arranje o tamboril. De seguida, corte-o em diversas postas e tempere-o com sal e pimenta a gosto.

Para preparar a pasta, comece por picar os dentes de alho, a salsa, o manjericão, o funcho e o cebolinho. Depois, misture-lhes bem a mostarda, o pão ralado e o azeite. Tempere com sal e pimenta.

Com este preparado, barre as postas de tamboril e leve-as ao forno, à temperatura de 180ºC, durante 15 a 20 minutos.

Entretanto, lave e arranje os brócolos, as cenouras e as batatas. Coza-os em água temperada com sal ou então a vapor, para manterem os nutrientes. Sirva-os como acompanhamento do tamboril.

 Sugestão:

 Em vez de brócolos, também pode utilizar couve-flor e couve-de-bruxelas como acompanhamento. Ficam uma delícia gratinadas. Coloque-as numa travessa de ir ao forno, polvilhe com queijo ralado, espalhe umas nozinhas de manteiga por cima e adicione um acolher (sopa) de pão ralado. Leve-as ao forno até dourarem.